quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ping-pong com Carol Vieira


Hoje quem nos conta é a Carol Vieira, diretora da Experimento Recife, um pouco sobre o universo das Au Pairs. Para dar sustança ao blog, nada melhor do que um prato cheio sobre o programa.

Sempre muito simpática - e cobrando cachê pela entrevista! -, Carol deixou de lado sua horinha de almoço e participou de nosso ping-pong, claro que depois de muita insistência e algumas exigências - como toalhas brancas e sushis no camarim!

Brincadeiras à parte, confiram como foi esta rápida conversa com quem mais entende de Intercâmbio:

O que é o programa de Au Pair?
C.V: É um programa de intercâmbio, autorizado pelo Governo Americano, que possibilita que jovens mulheres morem com famílias americanas e estudem em um "college", enquanto cuidam das crianças.

Quem pode ser uma Au Pair?
C.V: Qualquer mulher, entre 18 e 26 anos, que goste de crianças, tenha carteira de motorista e consiga se comunicar em inglês. Todos podem participar, pois os pré-requisitos exigidos pelo programa podem ser conquistados mesmo após a inscrição.

Quais as obrigações e benefícios deste Intercâmbio?
C.V: É um programa que exige muita maturidade das intercambistas, pois são responsáveis por tudo que diz respeito às crianças durante o horário de trabalho. Em contrapartida, recebem um salário semanal e uma bolsa de estudos, além de terem um quarto individual e todas as refeições. Na verdade, esses são apenas alguns dos muitos benefícios do programa.

Como é a rotina de uma Au Pair?
C.V: A rotina varia muito de acordo com a "host family" e a idade das crianças. Mas, a Au Pair, em geral, prepara o café da manhã das crianças e as leva para a escola. À tarde, ajuda no "homework", brinca, leva para as outras atividades, etc.

Qual o suporte que as meninas recebem da organização nos EUA?
C.V: O Au Pair in America, organização parceira da Experimento nos EUA, designa para cada "cluster", ou seja, grupo de au pairs, uma coordenadora local, que presta serviço para o Au Pair in America. Esta coordenadora local é o contato mais próximo das Au Pairs e as ajuda na fase de adaptação e as orienta na solução de qualquer problema que possa ocorrer. Além delas, existem as coordenadoras regionais e um número gratuito que funciona 24 horas.

Quantas meninas viajam por ano para ser Au Pair?
C.V: Um média de 800 brasileiras viajam todos os anos pela Experimento, além daquelas que renovam o programa já nos EUA.

Qual a duração do programa?
C.V: O programa dura 12 meses, mas pode ser estendido por mais 6, 9 ou 12 meses. Então, uma Au Pair pode ficar até 2 anos nos EUA.

Como funciona o visto de Au Pair?
C.V: A Au Pair deve aplicar para o visto J-1 no Consulado Americano. O Consulado analisa a documentação da Au Pair e faz uma entrevista pessoal em inglês. É um processo super rápido e simples. A Au Pair já fica sabendo no momento da entrevista se o visto foi concedido.

Um comentário:

  1. Achei massa a ideia da entrevista com ela, porque a pessoa que entra aqui termina tendo mais segurança. O programa tem mais credibilidade e ganha um ar mais pessoal, menos informal.

    ResponderExcluir